Seguidores

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Como Vencer a Tentação?

1 – INTRODUÇÃO
A tentação é inerente a carne (ICo 10.13a). Ela não provém de Deus, pois Ele a ninguém tenta (Tg 1.13). A tentação em si não é pecado (Tg 1.14,15) e Deus não permite a Satanás tentar alguém acima de suas próprias forças e Ele sempre nos dá o escape (ICo 10.13).


2 – O DIABO PELEJA CONTRA NÓS
2.1 - Ocupação de Satanás – matar, roubar e destruir. Jo 10.10a “O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir;”
2.2 - Meio - Tentar o homem para que este faça a sua vontade:
Jo 8.44 “Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira”.
I Jo 3.8 “Quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo”.
I Pe 5.8 “Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, procurando a quem possa tragar”;
Ef 4.26 “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira; nem deis lugar ao Diabo”.
2.3 - Agentes – Os homens incautos:
II Tm 2.24-26 “e ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente; corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, e que se desprendam dos laços do Diabo (por quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de Deus”.
Lc 21.36 “Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem”.
Mt 26.41 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”.

3 – O PROCESSO DA TENTAÇÃO
3.1 – A concupiscência da carne – Desejos de bens e satisfação dos apelos do corpo – satisfação dos sentidos
Tg 1.14 “Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência”;
Cl 3.5 “Mortificai, pois, as vossas inclinações carnais: a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria”;
3.2 - A concupiscência dos olhos – Desejar tudo aquilo que está ao alcance dos nossos olhos
Gn 3.6 “Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu”.
IIPe 2.14 “Tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecar; engodando as almas inconstantes, tendo um coração exercitado na ganância, filhos de maldição”;
Lc 11.34 “A candeia do corpo são os olhos. Quando, pois, os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, quando forem maus, o teu corpo será tenebroso”.
3.3 – A soberba da vida – Ensoberbecer-se, ser arrogante, altivo, achar-se o melhor, menosprezar os outros.
Pv 16.18 “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda”.
Pv 15.33 “O temor do Senhor é a instrução da sabedoria; e adiante da honra vai a humildade’.

4 – JESUS FOI TENTADO – Firme, foi vencedor com a Palavra
4.1 – Na fraqueza da carne
Lc 4.2-4 Durante quarenta dias, sendo tentado pelo Diabo. E naqueles dias não comeu coisa alguma; e terminados eles, teve fome. Disse-lhe então o Diabo: Se tu és Filho de Deus, manda que esta pedra se torne em pão. Jesus, porém, lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus”.
4.2 - A concupiscência dos olhos – “Mostrou-lhe” , e na soberba “tudo será teu”
Lc 4.5-7 “Então o Diabo, levando-o a um lugar elevado, mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo. E disse-lhe: Dar-te-ei toda a autoridade e glória destes reinos, porque me foi entregue, e a dou a quem eu quiser; se tu, pois, me adorares, tudo será teu”.
Jesus venceu usando o poder da Palavra: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a Ele servirás”.

5 – HÁ UM QUE PELEJA POR NÓS – Ele conhece a nossa natureza por experiência própria
Hb 5.7-9 “O qual nos dias da sua carne, tendo oferecido, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua reverência, ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu. E, sendo ele consumado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem”,
Mc 14.38 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”.

6 – VENCENDO AS TENTAÇÕES
6.1 – Sabendo que Deus impõe limites a Satanás:
ICo 10.13 “Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”.
6.2 – Escondendo-se no Senhor:
Ef 6.10 “Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”.
Ef 6.11 “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo”;
6.3 – Sujeitando-se a Deus, obedecendo a Sua Palavra:
Tg 4.7 “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós”.




Fonte:
http://www.momentoscomdeus.com.br/modules.php?name=News&file=print&sid=44

Nenhum comentário:

Postar um comentário